quarta-feira, outubro 28, 2009

Pausa para o Cafezinho



No mínimo foi surpreendente, a aula de EJA começando com uma pausa para o café.




É isso mesmo só quem estava lá acredita por que quem ouve jura “de pé junto” que isso vindo de Patrícia é impossível, mas pra alegria de uns e o espantamento de outros, isso é um fato verídico.

Bem mais deixando o cafezinho de lado, até por que só durou 15minutos vamos à aula. Hoje começamos o que eu gosto de chamar de Retrospectiva do Silêncio, pois bem a professora com a colaboração de todos começou a recapitular os passos que demos dia-a-dia segundo as memórias gravadas nos diários de bordo de cada um. Infelizmente não conseguimos fazer uma recapitulação completa ficamos na 5º aula - 05/Set 2009, por que como sempre o tempo da aula é curto e ficamos com uma promessa feita por Magris “Um dia vocês vão entender o significado disso tudo!”, mas a aula não acabou só nisso não, acredito que foi ai que ela começou.

Começamos o segundo momento da aula com um apontamento interessante “O professor deve estar atento a todas as noticias.”, e de fato isso é muito importante, um professor que está atualizado com os acontecimentos/noticias dá uma aula bem mais rica podendo puxar diversos link’s em meio à aula. Acredito que todos em nossa sala estão de acordo quando se fala que o professor precisa está atualizado em todas as áreas (tecnológicos, políticos, pedagógicos, éticos, entre outros...) para ampliar seus conhecimentos, aperfeiçoar suas práticas pedagógicas e facilitar o repasse de conhecimento para seu aluno.




 ALGUNS PONTOS TRATADOS NA AULA
Uso da Tecnologia precisa ser discutido, ponderado e analisado.
Segundo Magris 70% da população estão inclusos nas novas tecnologias. O auxilio de tecnologias deve ser usado na medida.
A prática docente que queremos...é essa a prática docente que queremos ter?!
Diferentes pontos de vistas são nossas Perspectivas...Nossas perspectivas são influenciadas por nossas Referências.
Quando se fala em tecnologia logo nos remetemos a tecnologia digital (computador, carro, calculadora, TV...), devemos esta cientes que  tecnologia não se baseia apenas em aparelhos eletrônicos, ela também é constituída de tecnologia analógica( Lápis, roupas, papel, caneta, entre outros )


Tecnologia Humana:
Homo Faber & Homo Laborans {Clique nos link e saibam mais a respeito.} Até que ponto o Homo Laborans inova e começa a criar?






Bem a aula foi recheada de assuntos infelizmente não consegui tratar de todos aqui, mas pra finalizar, até o momento já foram 16 horas das 30 horas que devemos cumprir em EJA.


Comentem sobre pontos da aula que não citei e vocês gostaram ok?!

Forte Beijo ou Abraço, 
Duvidas, sugestões ou criticas, podem comentar que ficarei feliz em atender todas assim que possível.



Atenciosamente
M. Brandão

terça-feira, outubro 27, 2009

Saindo da Rotina

Olá pessoal,

Bem a aula do dia 26/OUT 2009 começou no tipica e rotineira "Leitura de enunciados", que por favor né parece uma caça ao tesouro, ninguém sabe onde ou qual é o verdadeiro enunciado do momento, ai fica aquele(a)  coitada no meio de toda aquela papelada "é esse?" e a professora curtindo com a nossa cara de desespero só falando "não!" isso me lembra até aquela musica do Grupo Molejo, lembra?! vamos fazer uma pequena adaptação pra ver se não parece com o que acontece na sala no dia de achar o enunciado...

Acorda criançada tá na hora da gente brincar (oba)
Brincar de pique-esconde pique-cola e de pique-tá, tá, tá, tá, tá
Nessa brincadeira também tem pique-bandeira amarelinha pra quem gosta de pular
E aquela brincadeira de procurar
É essa ? não, é essa ? não, é essa ? nãoooo, é essa ? não, eu já falei que não!
É essa ? não, é essa ? ééééééé ....agora leia o enunciado pra mim!! ò_ó

Basicamente isso concorda?!
Bem quando finalmente somos iluminados e encontramos o tal do enunciado...advinha o que vem por ai?! "Exercício do Silêncio", claaaaro que não..olha o título {Saindo da Rotina}, pois então a atividade foi em grupos, discutir sobre os elementos relevantes da pratica docente segundo os dados coletados da pesquisa feita anteriormente.

Depois de uma longa discussão ressaltando os pontos mais importantes da pratica docente na EJA, segundo relatos e pesquisas do membros da equipe"25minutos depois", fomos a atividade principal , montar um cartaz no qual depois do debate em equipe reflita as praticas que um docente de EJA deve ter.

Uma imagem fala mais do que mil Palavras:

Fotos das Equipes e Alguns cartazes:

 Como Lara diria "Essa luz só pode ser J..."

 Muito boa a criatividade nos cartazes realmente foi um trabalho admirável de todos  e depois desse momento lúdico ...e talvez o ultimo T_T, não podia faltar ne?!! o Exercício do Silêncio.

E vamos escrever no diário os comentários do cartaz de cada equipe segundo o ponto de vista do representante da equipe escolhido para interpreta. Já o da sua equipe colocar pessoalmente o que interpretou.

Tchau momento lúdico de Eja só me resta dizer, o mesmo que disse a Arthur..."Volte Sempre" XD.

Forte Beijo ou Abraço, 
Duvidas, sugestões ou criticas, podem comentar que ficarei feliz em atender todas assim que possível.


Atenciosamente
M. Brandão

segunda-feira, outubro 26, 2009

Estréia hoje o SEJA EJA


Olá pessoal,

Pois bem, cá estou para deixar às melhores e piores noticias e entre elas os "babados" sobre a disciplina que mais deixa alegria¹ em nossos corações EJA ou SEJA.

A partir de hoje vou informar sobre os acontecimentos e noticias que mais marcam nossa sala, sempre com muito humor e irreverência, por que de seriedade e tensão já basta o que passamos na sala.

Fiquem ligadas por que o blog é todo SEU, ou seja, participação interativa de todos os alunos que frequentam ou só conhecem os boatos que acontecem em meio à aula.

E fique tranquilo por que aqui você pode TUDO, ou seja, "TIREM AS CRIANÇAS DA SALA": fale, comente, denuncie, critique, seja você e muito mais.

 ¹Fui totalmente irônico.

Forte Beijo, espero que gostem dos futuros post's. Duvidas, sugestões ou criticas, podem comentar que ficarei feliz em atender todas assim que possível.

Atenciosamente
M. Brandão
Related Posts with Thumbnails