quinta-feira, novembro 12, 2009

SILÊNCIO!?


No meu primeiro dia de aula da Disciplina (EJA) Educação de Jovens e Adultos, recebi
uma atividade que dizia no enunciado: "Exercício do Silêncio".

Até então nunca tinha pensado sobre:O que é ficar em silêncio? Que sensação ele traz?

Mas trazendo algumas recordações, lembrei que o silêncio pode provocar extraordinárias
experiências.

As vezes, não há nada melhor do que não escutar algumas coisas que rodeiam o cotidiano

Como o ônibus buzinando na esquina,
o vai vem dos carros,
a música alta do vizinho...

O silêncio pode ser um minuto, uma hora ou um dia de descoberta, de harmonia, de tranquilidade, um momento perfeito para perceber pequenas sensações que na verdade são imensas.

Ler um livro,
escuta o balanço do mar,
sentir o vento nos cabelos...

Mas voltando ao "silêncio" mencionado no inicio, aquele do exercício poderia
até ser válido e talvez seja para alguns, pois como já citei o silêncio pode soar de maneira positiva
desde que não seja imposto e nem carregado de intenções.

Assim, pode acabar não estimulando a interação entre as pessoas e não dando espaço para a demonstração de opinião espotânea, já que estamos em uma Universidade a troca de experiências torna - se fundamental para a formação pessoal e acadêmica.

Por fim, sinceramente quero ficar com a boa sensação do "silêncio", quem nem dar para explicar totalmente

já que na verdade é para senti - la.

By. Simone Souza

2 comentários:

Faby Rodrigues disse...

Silêncio muitas vezes além de gostoso é necessário... porém imposto me faz lembrar de uma professora que tive na 4ª série, ela vivia a dizer: CALE A BOCA! Causava um mal estar medonho, e aos poucos a turma se moldava aos comandos dela e quando era para a galera falar, comentar alguma atividade ficavamos com medo de expressar nossos penasamentos... bom o que importa hoje é que cresci, e superei essa barreira, então em concordância com Simone quero manter na minha mente apenas a parte boa do silêncio, silêncio que traz paz, equlibrio e harmonia!

Balbina disse...

Simone,
O silêncio realmente às vezes nos faz um grande bem, pois possibilita que nos conheçamos melhor. Tem dias que a gente fica com tanta coisa na mente, com tantos pensamentos que o sono até foge, mas aí quando resolvemos nos desligar de tudo percebemos coisas em nós tão pequenas, mas que ao mesmo tempo são tão preciosas. Como por exemplo, nos lembramos daquele amigo que há tempo não ligamos, de algum elogio que fizemos e que na hora nem percebemos a alegria estampada no rosto de quem o recebeu e o quanto aquilo foi importante para a pessoa. Enfim...
Tenho gostado muito desses exercícios, principalmente quando estes pedem que eu rememorize minha infância, pois tenho lembrado de tantas coisas boas, tudo bem que também existem lembranças ruins! Mas tenho percebido que mesmo estas, também tem contribuído para o meu crescimento pessoal, talvez até mais que as lembranças boas, pois me fazem querer ser melhor a cada dia.
Para terminar, gostaria de parabenizá-la Simone por sua publicação. Muito obrigada por suas sábias palavras!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails